DICA

Conheça 6 benefícios de uma boa noite de sono

 Conheça 6 benefícios de uma boa noite de sono

Se você considera uma noite de sono com 8 horas de duração excesso de preguiça, vai se surpreender com quão relevante esse repouso é para o organismo. Afinal, dormir não é só descansar o corpo. Durante esse período, acontecem diversos processos essenciais para o bom funcionamento da memória, limpeza de toxinas e até prevenção de doenças.

Entenda porque noites de sono tranquilo, são tão importantes para o bom funcionamento do seu organismo.

 As maiores consequências de dormir mal são:

Quando se torna um problema mais grave como insônia em mais de uma noite, a falta de sono pode causar:

Esse cenário é muito preocupante. Em longo prazo, esse péssimo hábito deixa de ser apenas uma questão de ajustes e pode ser considerado uma doença.

Em uma noite de sono ideal, o corpo elimina, por meio do sistema imunológico, substâncias tóxicas que prejudicam a saúde. Com isso, o organismo fica pronto para enfrentar um novo dia. Quando a noite de sono é interrompida, essas toxinas se acumulam, gerando cansaço e até mesmo gripes e resfriados.

Além disso, é nessa fase que o cérebro se reorganiza para administrar as informações que aprendemos durante o dia. Toda informação que não for importante será descartada. Já os dados relevantes serão registrados e conectados com outras memórias de longo prazo. Esse processo é tão importante que dormir pouco ou mal pode influenciar os quadros de demência.

Várias funções corporais também são executadas durante a noite. Um exemplo é a produção de leptina, hormônio associado à saciedade. Já em uma noite de insônia, outro hormônio é produzido, a grelina. Ela é associada à sensação de fome e baixo gasto calórico. É por isso que quem dorme bem costuma comer menos, reduzindo o ganho de peso e a obesidade.

Como se não bastasse, um estudo da Universidade de Chicago descobriu que as pessoas que dormem de 6 a 8 horas por dia gastam mais calorias que as demais. Dormir pouco, nesse caso, pode representar até 55% a menos de gorduras queimadas.

São vários os benefícios de dormir bem para a saúde, listamos alguns, confira:

Tenha uma boa noite de sono e viva melhor!

outras dicas
Facebook Email
Em que posso ajudar?